sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO: CHAPEUZINHO VERMELHO E SUAS VERSÕES


PROJETO PEDAGÓGICO


 TEMA DO PROJETO:
Chapeuzinho Vermelho e Suas Versões
DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO:
A presença regular de situações em que o professor lê livros de literatura para a turma é recomendável por uma série de motivos. Ao ter contato com essas obras, a criança pode apreciar a leitura; aproximar-se da linguagem desses textos; reconhecer características do portador; inteirar-se sobre o autor e identificar-se com personagens, além de construir critérios pessoais de escolha de suas histórias.
Ao lado de outras modalidades organizativas dos conteúdos de leitura e escrita - como os projetos didáticos e as atividades permanentes essa seqüência pretende contribuir para a valorização da leitura de textos literários de qualidade e o desenvolvimento do gosto pessoal do leitor. Com a sua realização, as crianças serão colocadas, desde o início da escolaridade, no lugar de leitores que interagem e pensam sobre a linguagem que se escreve, tendo o professor como um modelo de leitor que os auxiliará nessa conquista.

Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos IrmãosGrimm.

Nesta seqüência de atividades, as crianças serão convidadas a comparar várias diferentes versões do conto, que serão lidas pelo professor dentro de um intervalo de tempo. A escolha das três tem como critério a garantia da qualidade literária. Dentre elas, estão duas das principais: de Grimm e Perrault.

Essa seleção visa garantir a comparação entre as tramas e a análise dos recursos lingüísticos utilizados pelos autores. A comparação de versões de um mesmo texto consiste em uma prática usual do leitor. Ela permite estabelecer critérios de escolha de uma leitura e realizar indicações literárias. Neste trabalho, as comparações serão inicialmente coordenadas pelo professor, que fará intervenções para os alunos atentarem para outros aspectos da obra além dos que normalmente levam em conta. O professor também irá destacar recursos lingüísticos utilizados pelo autor, tradutor ou adaptação.

Quando o professor lê para as crianças, mostra-lhes seu próprio comportamento leitor e contribui para que se familiarizem com o universo letrado. Por isso, é fundamental que ele prepare sua leitura ensaiando em voz alta, planejando intervenções para fazer antes, durante ou depois da leitura, antecipando a organização do espaço e a disposição das crianças, e, ainda, determinando o momento estratégico em que interromperá a leitura (para continuar num momento seguinte).

Ao trazer um material para ler para a classe, o professor também cuida da apresentação adequada do livro, oferece informações que servem para contextualizar a obra e despertar o interesse em conhecê-la e justifica o porquê da escolha feita. Durante a leitura, ao fazer uma interrupção, o professor pode retomar os fatos anteriores para que as crianças não percam a seqüência narrativa. Pode-se solicitar a elas que procurem se lembrar dos últimos acontecimentos e os relatem de forma organizada. Cada uma conta aos colegas sua lembrança e, assim, o grupo vai reconstruindo a narrativa que acabou de conhecer. O professor ajuda, recontando passagens. Quando surgirem dúvidas sobre algum episódio, pode-se recorrer ao livro para esclarecê-las por meio da leitura do trecho a que se referem.

O professor compartilha com as crianças seu comportamento leitor (explicitando diferentes aspectos do que faz enquanto lê). Por exemplo, nas duas primeiras versões, dois procedimentos usuais, próprios de leitores experientes, poderão ser destacados: o uso do índice e do marcador de livro, já que os contos selecionados fazem parte de uma coletânea.

É preciso também assegurar um espaço para que a turma se manifeste a respeito do texto lido, dialogue com ele, dando-lhe, coletivamente, um sentido. Isso pode ser feito por meio de uma conversa em que cada ouvinte compartilha com os demais aquilo que desejar: as lembranças; os sentimentos e experiências suscitadas durante a leitura; os trechos mais marcantes; uma característica do texto que tenha reparado; uma dúvida ocorrida; uma hipótese confirmada ou não durante a leitura, etc. O professor se coloca como participante ativo da conversa, compartilhando suas impressões sobre o que leu, sobre relações com outros textos conhecidos pelo grupo ou com outros fatos.

Ao ouvir as opiniões das crianças, o professor possivelmente irá deparar com diferentes interpretações do que foi lido. Isso deve ser respeitado, porque, nesse caso, não há respostas corretas ou incorretas. Como todos os textos literários, a história de Chapeuzinho Vermelho permite ao leitor criar algumas interpretações enquanto lê. Nessas conversas com as crianças, o professor pode ter como foco aspectos retóricos do texto. Prestando atenção neles, o grupo poderá perceber que, por meio da forma pela qual os acontecimentos são narrados, o autor direciona a interpretação sobre determinadas passagens. Por exemplo: pode-se perguntar às crianças se elas acham que o lobo está tentando enganar Chapeuzinho, e chamar a atenção para a forma como o autor descreve suas falas e intenções.

É importante salientar que mesmo que o conto trate de questões ligadas à moralidade, não é aconselhável utilizar sua leitura como um pretexto para oferecer às crianças lições de moral, nem tampouco para impor a opinião do professor sobre, por exemplo, as atitudes da personagem principal. O foco desta atividade é voltar-se para o texto em si, para que as crianças possam se aproximar da linguagem escrita e desenvolvam comportamentos de leitor, tarefa primordial para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
i) linguagem oral e escrita;
ii) - identidade e autonomia;

OBJETIVO PRINCIPAL:
Valorizar a leitura de textos literários de qualidade, ajudando no desenvolvimento do gosto pessoal e de critérios de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
i) Ler várias versões da história de Chapeuzinho Vermelho fazendo uso de estratégias de leitura;
ii) Conhecer versões diferentes da história de Chapeuzinho Vermelho, utilizando recursos como texto, livro, gibi, slides e DVD;
iii) Desenvolver o hábito de ouvir e falar no momento certo;
iv) Confrontar interpretações e pontos de vista a cerca das histórias;
v) Conhecer a biografia de alguns autores das histórias;
vi) Confeccionar livros com as diferentes versões;
vii) Produzir peça teatral a partir de uma das versões escolhida pela turma;
CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Leitura e produção textual
PLANO DE AÇÕES:
AÇÃO 1
DESCRIÇÃO:
i) Apresentação do projeto de leitura aos alunos, enfocando as versões da história de Chapeuzinho Vermelho;
ii) Exposição de várias ilustrações de histórias de Literatura Infantil para que os alunos identifiquem a que história estão relacionadas;
iii) Confecção de mural com as gravuras e os títulos das histórias a que pertencem;
iv) Explicação para os alunos que uma mesma história pode ter várias versões;
v) Comunicação às crianças sobre qual será o procedimento a ser seguido por ele e por seus ouvintes, de forma a assegurar que a narrativa seja compreendida e apreciada.
vi) Explanação sobre as partes de um livro, enfocando que nem sempre um livro conta apenas uma história, o autor, ilustrador, processos de editoração, paginação, índice...
vii) Leitura da primeira versão da história de Chapeuzinho Vermelho - Irmãos Grimm;
viii) Interpretação oral da história;
ix) Desenvolvimento da tarefa escrita, em grupos, onde os alunos preencherão um quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características, o que será útil nas etapas seguintes da seqüência.

TEMPO PREVISTO:
01dia – 05 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Atividade de leitura e escrita – compreendendo a obra
AÇÃO 2
DESCRIÇÃO:
i) Continuação da aula anterior com a apreciação do vídeo/DVD da história de Chapeuzinho Vermelho que conta a mesma versão;
ii) Exposição dos títulos das histórias a serem trabalhadas, os quais serão copiados pelos alunos como índice (a todo o momento o professor estará enfatizando, explicando cada parte do livro a ser construída);
iii) Ilustração da primeira versão da história, a qual será também a primeira história do livrinho a ser confeccionado ( as ilustrações serão espontâneas, segundo a compreensão de cada aluno, assim como poderão ser enriquecidas com palavrinhas ou frases, dependendo do interesse e capacidade de cada aluno);
TEMPO PREVISTO:
01dia – 05 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Construção do índice e da primeira parte do livrinho.
AÇÃO 3
DESCRIÇÃO:
i) Desenvolvimento de uma tarefa de pintura que servirá como capa para o livrinho a ser confeccionado pelos alunos com as diversas versões das histórias trabalhadas ao longo do projeto;
ii) Apreciação da biografia dos autores da primeira versão, Os Irmãos Grimm, através de slides, mostrando um pouco de suas vidas e principais obras;
iii) Visitação a sala de leitura para identificação de algumas obras escritas pelos Irmão Grimm;
iv) Estimulação para que os alunos folheiem as obras, façam a leitura de imagens e de palavrinha (quando possível);
v) Socialização das leituras no grande grupo, tanto dos alunos quanto da professora;
TEMPO PREVISTO:
01dia – 05 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Leitura de obras dos Irmão Grimm e conhecimento de suas biografias.
AÇÃO 4
DESCRIÇÃO:
i) Apreciação da leitura da segunda versão da história de Chapeuzinho Vermelho – autoria de Perrault, versão em que Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó;
ii) Interpretação da história;
iii) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
iv) Comparação das histórias, entre as versões dos Irmãos Grimm e Perrault, com ajuda do quadro que até o momento deverá constar de características de duas versões:
a) O que acontece no primeiro encontro entre a menina e o lobo numa versão e em outra? Como é o diálogo entre eles em cada uma das versões?
b) Vamos comparar as diferentes descrições sobre a localização da casa da vovó?
c) Vamos ver como os autores descreveram a Chapeuzinho em cada uma das versões?
d) Quais são os diferentes acontecimentos que chamam a atenção e distraem Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa de sua avó?
e) As recomendações da mãe no início da história são diferentes nas duas versões?
f) Que fim levou o lobo nas duas versões?
v) Ilustração da segunda versão da história/ segunda parte do livrinho.
TEMPO PREVISTO:
01dia – 05 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Comparação entre as duas primeiras versões e construção da segunda parte do livrinho.
AÇÃO 5
DESCRIÇÃO:
i) Apreciação de uma terceira versão da história – chapeuzinho Vermelho de Raiva;
ii) Interpretação da história;
iii) Comparação da história com as outras contadas anteriormente;
iv) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
v) Ilustração da terceira parte do livro a partir da versão;
TEMPO PREVISTO:
03 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Comparação entre as duas primeiras versões e construção da terceira parte do livrinho.
AÇÃO 6
DESCRIÇÃO:
i) Apresentação para a turma de vários gibis/ história em quadrinhos, explorando o conhecimento prévio dos alunos a cerca dos mesmos;
ii) Explicação à turma sobre a estrutura dos gibis/ história em quadrinhos;
iii) Desenvolvimento da leitura de uma história em quadrinhos pela professora;
iv) Otimização de tempo para que a turma manuseie gibis, atentando para as ilustrações e considerando as expressões dos personagens como facilitadoras no momento de contarem as histórias a partir das imagens;
v) Preparação para o momento da leitura pelos alunos;
vi) Apresentação das leituras;
TEMPO PREVISTO:
04 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Conhecimento do gibis/ história em quadrinhos e criação textos orais;
AÇÃO 7
DESCRIÇÃO:
i) Apresentação da história em quadrinhos: Mônica em Chapeuzinho Vermelho, utilizando o Data Show, para melhor visualização e análise das imagens pela turma;
ii) Leitura de imagens pelos alunos, com inferência do professor;
iii) Leitura original/textual da história;
iv) Interpretação da história;
v) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
vi) confronto com as outras versões de chapeuzinho Vermelho;
vii) Ilustração da quarta parte do livro a partir da versão trabalhada;
TEMPO PREVISTO:
03 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Leitura e confecção da quarta parte do livrinho.
AÇÃO 8
DESCRIÇÃO:
vi) Apreciação de uma nova versão da história – chapeuzinho Vermelho na versão da Vovó;
vii) Interpretação da história;
viii) Comparação da história com as outras contadas anteriormente;
ix) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
x) Ilustração da quinta parte do livro a partir da versão;
TEMPO PREVISTO:
03 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Leitura e confecção da quinta parte do livrinho.
AÇÃO 9
DESCRIÇÃO:
i) Apreciação de uma nova versão da história – Fita Verde no Cabelo;
ii) Interpretação da história;
iii) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
iv) Ilustração da sexta parte do livro a partir da versão analisada;
TEMPO PREVISTO:
03 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Leitura e confecção da sexta parte do livrinho.
AÇÃO 10
DESCRIÇÃO:
i) Explicação para a turma sobre o que é um livro virtual;
ii) Apreciação das imagens do livro virtual que conta a história – Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, utilizando como recurso, o data show;
iii) Interpretação da história;
iv) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
v) Ilustração da sétima parte do livro a partir da versão analisada;
TEMPO PREVISTO:
03 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Leitura e confecção da sétima parte do livrinho.
AÇÃO 11
DESCRIÇÃO:
vi) Preparação da turma para assistir a um vídeo, com a dinâmica do silêncio;
vii) Apreciação do vídeo/DVD – Deu a Louca na Chapeuzinho;
viii) Interpretação da história;
ix) Preenchimento do quadro com as conclusões do grupo acerca de suas principais características da obra;
x) Ilustração da oitava parte do livro a partir da versão analisada;
TEMPO PREVISTO:
03 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Leitura e confecção da oitava parte do livrinho.
AÇÃO 12
DESCRIÇÃO:
i) Estimulação da turma para que atentem para o quadro das comparações das histórias;
ii) Revitalização das versões pelos alunos;
iii) Solicitação para que selecionem, no grande grupo, o perfil dos personagens que eles mais gostaram;
iv) Desenvolvimento da tarefa: emaranhado de versões. Propor que com as características selecionadas montem uma nova história;
v) Estruturação da história. O professor vai instigando os alunos a montarem a história a partir de suas inferências (onde se passa a história, o que a chapeuzinho fazia no início, o que a mãe lhe pede, o caminho percorrido, o encontro com o lobo...);
vi) Escrita da história no quadro, pelo professor;
vii) Leitura da história pelo professor;
viii) Explicar aos alunos que eles são os autores daquela história;
ix) Ilustração da nona parte do livro a partir da versão criada pelos alunos;
TEMPO PREVISTO:
05 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Criação coletiva de uma nova versão da história de Chapeuzinho Vermelho, a nona parte do livrinho.
AÇÃO 13
DESCRIÇÃO:
i) Motivação da professora à turma para tornar a versão criada por ela em peça teatral;
ii) Exibição à turma do texto em forma de diálogo (texto transformado para o teatro), contendo o número de personagens envolvidos, o narrador e a função das pessoas que não aparecem como personagens mas que são importantes para o acontecimento da peça;
TEMPO PREVISTO:
02 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Definição com a turma de transformar a nova versão da história de Chapeuzinho Vermelho em peça teatral.
AÇÃO 14
DESCRIÇÃO:
i) Realização de uma reunião com a equipe pedagógica da escola e os pais dos alunos para discutirem sobre a apresentação da peça;
TEMPO PREVISTO:
02 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora, equipe pedagógica da escola e pais de alunos.
SUBPRODUTO:
Realização de reunião.
AÇÃO 15
DESCRIÇÃO:
i) Definição dos papéis na peça – distribuição de funções com os alunos;
ii) Realização de uma série de ensaios com os atores da peça;
TEMPO PREVISTO:
01 h/a três vezes por semana.
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora, equipe pedagógica e alunos.
SUBPRODUTO:
Ensaios das falas da peça.
AÇÃO 16
DESCRIÇÃO:
i) gravação de um CD, no estúdio da rádio municipal local, com as falas dos atores na peça ( a gravação se justifica pelo fato de que as crianças dessa faixa etária tem o tom de voz baixo, e não ser apropriado o uso de microfone, também para possibilitar um maior movimento no palco e o não constrangimento de esquecerem as falas pelo fato de estarem apresentando para o público, situação que causa um certo e natural nervosismo);
TEMPO PREVISTO:
03 horas em horário contrário a aula.
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora, alunos/atores e técnico da rádio.
SUBPRODUTO:
Gravação do CD com as falas dos atores da peça.
AÇÃO 17
DESCRIÇÃO:
i) Realização de ensaios em palco, agora, com os atores dublando suas falas;
TEMPO PREVISTO:
01 h/a três vezes por semana.
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Ensaios em palco.
AÇÃO 18
DESCRIÇÃO:
i)Revisão dos livrinhos ( capa, índice, sequencia das histórias...)
TEMPO PREVISTO:
02 h/a
ATORES ENVOLVIDOS:
Professora e alunos da Pré-escola – faixa etária de 04 a 05 anos
SUBPRODUTO:
Revisão dos livrinhos
AÇÃO 19
DESCRIÇÃO:
i) Apresentação do projeto à comunidade/culminância, pelos alunos. Mostrando:
a) As versões trabalhadas em painéis;
b) Os livrinhos confeccionados;
c) Exibição dos vídeos: Chapeuzinho Vermelho (versão original) e Deu a Louca na Chapeuzinho. As apresentações serão simultâneas em salas distintas, estilo cinema, com a utilização do Data Show;
d) Apresentação da peça teatral elaborada pelos alunos.
TEMPO PREVISTO:
05 h/a em dois momentos, no turno matutino – com apresentação interna, só para integrantes da escola, e no turno vespertino – para a comunidade em geral.
ATORES ENVOLVIDOS:
Alunos, professores, equipe pedagógica e comunidade em geral.
SUBPRODUTO:
Culminância do projeto Chapeuzinho Vermelho e suas versões.
TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
03 (três) meses.
MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIOS:
Livros, textos, gibis, CD’s, DVD’s, Data show, aparelho de som, papéis coloridos, isopor, cartolinas, lápis de diversos tipos e cores, fantasias.
FONTES DE PESQUISA:
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 21ª Edição. Ed. Paz e Terra, 2007. 440 p.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Historinha Infantil. 2005. Disponível em:
CASTRO, Eliziane. Chapeuzinho Vermelho na Versão da Vovó. Recriando Contos Infantis; Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/recriando-contos-infantis:-chapeuzinho-vermelho-151/artigo/

EDWARDS, Cory. Deu a Louca na Chapeuzinho. Ed. Tonny Leech. Europa Filmes, 2005. DVD

GRIMM, Jacob. GRIMM, Wilhelm. Chapeuzinho Vermelho e Outras Histórias.
Ed. Paulus, 288 págs.
OLIVEIRA, Rui. Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos por Imagem. Ed. Cia. das Letrinhas, 72 p.
PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. Tradução: D’aguiar, Rosa Freire. 1ª Edição. Editora Cia das Letrinhas. 2007. 32 p.
PRATA, Mário. Chapeuzinho Vermelho de Raiva. Disponível em: http://www.marioprataonline.com.br/obra/literatura/infanto/chapeuzinho/chapaeuzinho.htm

ROSA, Guimarães. Fita Verde no Cabelo.Disponível em: http://fitaverde.blogspot.com/2007/09/fita-verde-no-cabelo.html

SOUZA, Maurício de. Mônica em Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/vermelho/welcome.htm
FORMAS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO:
O professor acompanhará a ampliação da aprendizagem das crianças nesta seqüência, durante as situações de leitura e produção propostas em sua rotina, bem como no desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. É importante que elas continuem refletindo sobre os aspectos característicos da linguagem dos contos, comparem essa linguagem com a de outros gêneros e utilizem esse conhecimento em suas próprias produções textuais. Os alunos estarão sendo avaliados a todo o momento, sendo motivados constantemente a mergulharem no mundo da leitura de forma prazerosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário